O IMIGRANTE QUE FOTOGRAFOU IJUÍ

.


Christian Walter: O imigrante alemão que gostava de fotografar Ijuí

Majestosa foto de Ijuí colhida por Christian Walter em torno do meio dia de um domingo de julho de 1934. O fotógrafo postou-se em frente do local onde hoje está o Edifício Moreno, conseguindo clicar uma vista inédita da cidade. A Rua do Comércio, acima dos trilhos, ainda era de chão batido. No horizonte, ainda havia matos nativos.

Gosto pela fotografia

“Meu pai gostava de tirar fotografias. Esse era o hobby dele”. Esta afirmação foi feita ao colunista na tarde do último domingo por Harry Walter, filho do imigrante alemão Christian Walter, que começou a se interessar pela fotografia desde quando era jovem. Esta paixão lhe foi passada por seu amigo Kloss, quando ainda residia em New-Wittemberg, atual Panambi.

“No início ele emprestava alguma máquina de um amigo”, diz Harry. Mas o gosto de fotografar conduziu Christian a adquirir sua própria máquina fotográfica em torno de 1935. E que, obviamente, era importada da Alemanha. Mais tarde comprou outras máquinas mais aperfeiçoadas. Harry mostrou várias delas que ainda funcionam em virtude do zelo com que foram tratadas. Entre elas estão as que foram usadas por seu pai e as que ele próprio usou ao longo da vida. O gosto de Christian pela fotografia acabou estendido aos filhos, inclusive a Harry. No fundo, a família estava ligada a fabricação de farinha e a arte de fotografar.

Praça da República em 1941, depois de reformada pela administração do Prefeito Emílio Martins Bührer. O coração de Ijuí foi mudado para mostrar a todos que o ciclo do coronelismo de Dico estava definitivamente superado. A foto foi clicada por Christian em frente da Igreja da Natividade. Aparecem ainda os prédios da Prefeitura, do Clube Ijuí e do Edifício Hocevar.


Com visão de futuro e das mudanças que sempre acontecem, Christian Walter justificava seu interesse em fotografar: “No futuro meus filhos e meus netos podem ver como era a cidade de Ijuí”. Na atualidade, Harry complementa o pai com uma ponta de orgulho estampado no rosto: “Isso é o mais interessante. Hoje eu posso mostrar as fotografias aos meus netos”. Ele se refere às fotos de seu pai e as que ele próprio clicou ao longo da vida. Harry completa 80 anos de vida em 12 de novembro próximo. É casado com Wilma Schwabe Walter de cuja união procedem 4 filhos possuindo hoje 5 netos.

Em geral era nos domingos que Christian empunhava sua máquina. Isso porque nos dias da semana “tinha que trabalhar”. O hobby tornou-se tão forte que a máquina acompanhava as andanças do imigrante nos fins de semana. Nestas ocasiões, ele dava especial atenção em registrar momentos alegres da família, que eram seu alvo predileto. “Ele gostava também de fotografar os piqueniques e os passeios”, conforme Harry. Em outras ocasiões o fotógrafo amador não se fazia de rogado: “Quando ele encontrava alguma coisa interessante ou alguma paisagem que lhe chamava atenção, ele fotografava”. Foi graças a este interesse que os ijuienses de hoje podem desfrutar diferentes tipos de imagens, sejam familiares, urbanas ou mesmo rurais.

Trajetória

Christian Walter nasceu em 27 de junho de 1899 em Dettingen (Alemanha), sendo o segundo de onze irmãos. Seus pais Stephan e Christianne Walter emigraram da Alemanha em 1910 vindo a estabelecer-se em Panambi, onde ele comprou um moinho que tocou até vir a Ijuí. Este moinho, hoje desativado, é conhecido como “Restaurante do Moinho Velho”.

Em 21 de outubro de 1922, em Panambi, casou-se com Anna Hilda Heinrich. Desta união nasceram seis filhos, sendo Harry o quarto. Em 1928, toda a família Walter transferiu-se para Ijuí. Construíram um moinho onde estava instalada a Ervateira Mattioni. Este moinho depois foi vendido. Em 1932, com a volta do filho Eugênio da Alemanha (irmão de Christian), que foi conhecer novas máquinas e se especializar em moagem de farinha, entrou em funcionamento um moderno moinho tendo na direção Eugênio e Christian, ambos filhos de Stephan. Este moinho, localizado na rua Bento Gonçalves, foi modernizado, estando em plena atividade. É conhecido por “Moinhos Walter” ou “Moinho Ijuí”, tendo na atualidade a direção Loidi Walter.

Foto da residência: Da janela do Moinho, Christian clicou em 1937 a foto da sua residência, onde hoje se situa a Padaria Leal. Na janela, a esposa Anna com a filha Charlotte e à frente os demais filhos com outras crianças .

Em 1938, sem saber que a Europa estava às portas da 2ª Guerra Mundial, Christian e sua família rumaram para Heilbron (Alemanha) coma finalidade dos filhos se profissionalizarem, cabendo a Harry especializar-se na profissão de moleiro. Com a guerra, tanto o pai Christian quanto o filho Kurt, o mais velho, foram convocados como soldados, tendo a felicidade de sobreviverem ao conflito. Em 1º de maio de 1947, a família voltou a Ijuí trabalhando na instalação de moinhos. Porém, ele continuou com seu hobby. Veio a falecer em 30 de junho de 1977 com 78 anos. Com razão, pode-se dizer que Christian Walter foi o imigrante alemão que gostava de fotografar Ijuí.

Restauração das fotografias: Daiane Colombo (São Leopoldo-RS) e Elias Ricardo Schüsler (Ijuí-RS)
Fontes: Entrevista com Harry e Wilma Walter e sua filha Bregitte realizada em 18/mar/2007; Livro “As etnias em Ijui 1 – Os Alemães”, de Ademar Campos Bindé.

Observação: Esta matéria, produzida pelo Prof. Hilário Barbian, foi publicada originalmente na seção "A história através da fotografia" do Jornal Hora H de Ijuí-RS, em 27 de março de 2007. Nesta matéria apenas se publicou mais fotografias de Christian Walter.


Foto da Rua do Comércio: Foto de 25/jul/1937 retratando a Rua do Comércio: 1) Consultório do Dr. Kulmann, hoje Relogioaria Vogt; 2) Antigo ônibus Chevrolet da Viação Koch, de Panambi, enfeitado devido ao Dia do Colono; 4) Oficina mecânica de Alberto Sabo; 5) Casa de Móveis de Alberto Jost; 6) Edifício de um Hotel, hoje Loja Quero-Quero; 6) Edifício que foi a 1ª sede da Rádio Progresso.



Foto da Família de Christian Walter:

Confraternização da família em Eilbron (Alemanha), em 1940. 1) Harry; 2) Kurt; 3) Íris; 4) Sigrid; 5) Erica (reside nos EUA); 6) Charlotte (também reside nos EUA); 7) Mãe Anna Hilda; 8) Pai Christian Walter



Foto do banho no Rio Potiribu: Christian clicou o banho de familiares no Rio da Ponte (atual Potiribu), um pouco acima da Ponte na RS-155, durante um piquenique em 1936