Dengue é discutida no Colégio Sagrado Coração de Jesus

Matéria Publicada no Portal de Notícias Ijuhy.com - www.ijuhy.com - Professor José Augusto Fiorin abordou temática com alunos do Ensino Médio do educandário.

Quarta-feira, 03 de Março de 2010

A finalidade é proporcionar ao aluno um maior entendimento deste problema que afeta várias famílias e faz parte de nossa realidade e de nosso cotidiano.

O problema que assola a comunidade ijuiense nas últimas semanas foi tema de debate e reflexão entre os alunos do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí. Os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre a informação dada pelos meios de comunicação acerca do agravamento do quadro da dengue em Ijuí.

Alunos e professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Ijuí, resolveram debater o assunto do momento da cidade. Trata-se da dengue, que afeta fortemente o município e tem deixado muitos cidadãos, entre eles educandos e educadores da instituição, preocupados. O debate teve início com a coleta de informações veiculadas nos mais diversos meios de comunicação.

As atividades foram conduzidas pelo Professor José Augusto Fiorin que por meio da exposição de vídeos e índices atuais da Dengue no município, pôde perceber a dimensão do problema.

Segundo Fiorin, a finalidade é proporcionar ao aluno um maior entendimento deste problema que afeta várias família e faz parte de nossa realidade e de nosso cotidiano. O professor também ressalta a necessidade de uma ação coletiva no combate ao mosquito da Dengue. “Esta ação deve emergir do todo social, no qual a escola deve estar inserida e ser promotora desses debates de conscientização”.

Além disso, foi exposto as pesquisas pelos alunos e amplamente discutido as viabilidades de amenização deste grave problema social.

O material foi levado para a sala de aula, compartilhado e, após uma introdução ao assunto feita pelo professor de sociologia das turmas do segundo ano do Ensino Médio, José Augusto Fiorin, foi debatido pelos jovens. Entre os tópicos da conversa estiveram: o início dos focos do mosquito Aedes Aegypti no município, de quem é a responsabilidade (população/prefeitura) e quais as medidas mais urgentes a serem tomadas para conter a proliferação do mosquito.

O ponto alto da discussão ficou por conta do atendimento dispensado aos ijuienses com sintomas da doença e a omissão dos dados reais da situação no município. “Pessoas estão morrendo com dengue hemorrágica, mas tudo o que vimos nos jornais é que há casos de doença em estágio mais grave em Ijuí.Os hospitais e o município tentam esconder a situação na esperança de evitar o pânico, mas acabam omitindo a seriedade do problema e com isso dificultando a conscientização da população.” Afirma uma das estudantes do ensino Médio.

Sem dúvidas os alunos retornaram da aula da manhã do dia 02 de Março de 2010 mais conscientes sobre a gravidade da doença que assola seu município e das formas simples com que cada um pode colaborar para frear a epidemia.

Colaboração: Alana Wiellers - Turma 202 Colégio Sagrado Coração de Jesus

Fotos Adicionais


Comentários

Luis Claudio - Ijuí - RS.
04/03/2010 06:55
É sempre um show !!!!
Eliane Daltrozo - Ijuí - RS.
03/03/2010 22:12
Prof. José Augusto Fiorin, muito legal esta forma de trabalhar e fazer com que nossos alunos se preocupem com os assuntos atuais.
Eduardo Mânica Azevedo - Curitiba - PR.
03/03/2010 19:38
Lembro do Professor Fiorin muito. Suas palavras ainda representam muito em minha vida. Mesmo depois de 4 anos sem ser seu aluno vejo o quando representou para mim as suas aulas. Como ele sempre dizia: mais que conteudos prontos e acabados precisamos é estar preparados para enfrentar os desafios que a vida nos proporciona. Perdi pai, perdi mãe, mas nunca perdi a esperança e a decência em ser correto, justo e estudar. Parabens professor, que o senhor continue sendo esse exemplo de pessoa. Sua humildade e sua capacidade em ensinar é um presente de Deus.
Gabriela Basso
03/03/2010 15:19
A forma com que somos integrados nos assuntos da sociedade é diferente, interessante. Não somente sobre a dengue, mas com todas as outras coisas o Fiorin consegue nós fazer criar uma grande espectativa no todo.
Cibele
03/03/2010 13:01
Um excelente professor, que com sua criatividade, consegue envolver os alunos de uma maneira divertida, um assunto tão polêmico, e discutido no município de Ijuí, e claro, a melhor turma". Parabéns Fiorin, e alunos.
Maria Lorena Beal- Diretora do CSCJ
03/03/2010 10:27
Parabéns aos alunos e ao prof. Fiorin pelo excelente trabalho realizado.
Luiza Helena de Souza - Ijuí - RS.
02/03/2010 19:47
Imagino o quanto essa aula deve ter sido interessante. Há anos fui aluna do Fiorin e confesso que poucos tem a capacidade de conquistar seus alunos e conduzir uma aula bem dada. Hoje em Santa Maria, cursando a Faculdade mato as saudades de Ijuí pelo Portal de Notícias Ijuhy.com. Parabéns ao Colégio das Irmãs por possuir em seu quadro esse grande professor e ser humano. Abraço aos amigos de Ijuí!!!
Andreas Dalmas - Ijuí - RS.
02/03/2010 19:21
A melhor aula, envolvendo sérios conteúdos e uma excelente relaçao entre professor e aluno.