O Grande Ditador - Por José Augusto Fiorin

Ninguém melhor que Charles Chaplin conseguir expor através da arte o significado de uma ditadura. Em seu lendário filme da década de 1940 contextualiza a sociedade totalitária onde tudo se encontra sob o comando de uma pessoa, satirizando o nazismo hitleriano.
Longe de que na atualidade qualquer semelhança é mera coincidência  e tendente que qualquer coincidência é uma mera semelhança, visualizamos casos que até parece que aqueles ideais alemães ainda perpetuam. E nem tão longe de nossos olhos.Nem tão longe da tela do computador. Os maniqueísmos continuam inerente aos nosso olhos.
Contextualizar o “ser” requer um longínquo exercício reflexivo. Egóicos, narcisistas que quando têm o poder (na maioria das vezes econômico) em suas mãos, os fazem sentir-se superiores aos demais. Que futilidade! Ou seria, que necessidade de uma autoafirmação enquanto ser?
Afinal, porque há  pessoas que sentem-se superiores aos demais?  Porque possuir um patrimônio, uma empresa ou um “status” profissional lhe engrandece tanto? Anomalia? Psicopatologia? Ou super-ego avançado?
O individualismo tornou-se a marca da pós-modernidade. Olhar ao redor de seu próprio umbigo parece estar acima do coletivo. Os interesses são pessoais. E na maioria dos casos vão da esfera pública até a privada.  Por vezes na condição de camelão estes ditadores se apresentam. Muitos se param de democratas, outros preferem um discurso socialista e são loucos por dinheiro. E quando as duas coisas recaem sob um mesmo "sujeito". Sobre isso poderia aaté dar um depoimento mais detalhado. Mas o ditador em questão não merece tanto.
Como acabar com os ditadores? Será que eles fazem mal e contaminam esta sociedade? Creio que não. São seres cuja casca é cruel mas na essência não passam de animaizinhos domésticos.
Mas Chaplin é bem claro ao afirmar: não somos máquinas, somos homens. Será que estes ditadores mascarados de democratas serão capazes de um dia ver a vida como ela é? Que o mundo dá voltas? Ou preferirão viver com seus brinquedinhos manipulando os demais?
Quando o dia da paz renascer e o sol da esperança brilhar. Eu vou descansar. Certo que não estarei mais aqui!